O TikTok (Android, iOS) quer atingir mais público na América Latina por meio de novas telas, ou seja, indo além dos apps em Smart TVs, set-top-boxes, smartphones, PCs e tablets, diz Rafaela Furtado, diretora de distribuição e parcerias da plataforma de vídeos. A estratégia de segunda tela da empresa tem cinco parcerias com grandes companhias que alcançam até o final do ano 17,3 milhões de pessoas no Brasil e no México por meio de displays.

Entre os parceiros estão a empresa de TV por assinatura izzi e de telas para mobilidade urbana Bullmedia, no México, além da Zanzar, Vivo e Latam no Brasil. Em entrevista exclusiva para Mobile Time, Furtado disse que há outras 25 companhias com cronograma para adicionarem o TikTok em seus ecrãs.

Desde 2018 na plataforma, a executiva disse que o TikTok está construindo “há algum tempo” essa estratégia de levar seus conteúdos para mais telas. Enfatizou que segunda tela “não é só TV”, pois na visão da companhia “qualquer tela alcança uma audiência diferente”.

TikTok

Rafaela Furtado, diretora de distribuição e parcerias da plataforma de vídeos do TikTok. Foto: divulgação

“Teremos a expectativa de novas parcerias. Estamos trabalhando exatamente para executar a estratégia que a gente montou. Na verdade, nós nem chamamos de segunda tela porque são tantas telas. Nós chamamos de ‘novas telas’ e realmente queremos levar o TikTok para novas audiências”, relatou a diretora. “Hoje, por exemplo, tem muita audiência com resistência para usar o TikTok no celular. Então, nós queremos alcançar o maior número de telas possíveis. Alcançar as audiências que hoje não utilizam um TikTok no smartphone”, completou.

Sem detalhar o modelo de negócio, a executiva disse que a negociação com os parceiros é feita “caso a caso”.

Companhia aérea

A mais recente dessas parcerias é com a companhia aérea Latam e seu serviço de entretenimento de bordo, o LATAM Play. Disponível em 290 aeronaves que servem 141 destinos em 21 países, a plataforma tem potencial de impactar 5,8 milhões de passageiros por mês que assistem aos vídeos de suas poltronas nas viagens. Furtado explicou que, no caso da parceria com a LATAM, serão incluídos conteúdos offline e pré-selecionados.

“Junto com a LATAM escolhemos algumas categorias, como negócios, gastronomia e esportes. Fazemos a seleção do conteúdo e enviamos para a aprovação da empresa”, detalhou a executiva. “Neste caso, não é preciso fazer o login. É só offline. Para alguns outros casos é possível logar em app nativo Android”, completou.

Furtado disse que ainda não existe produção de conteúdo selecionado para essas plataformas, mas afirmou que há planos para tal, como materiais para uma determinada temporada do ano (primavera, por exemplo). Isso pode incluir conteúdos da comunidade de Criadores e por empresas (PGC).

“A intenção é que, em algum momento, nós usaremos esse tipo de conteúdo da plataforma para oferecer ao passageiro. Como a pessoa que está indo do Rio de Janeiro para Miami. Ela quer ver o que acontece na temporada de verão dos Estados Unidos (Spring Break), por exemplo, e terá uma gama de conteúdo a respeito disso durante a viagem”, prevê.

Casos de uso

Os outros dois casos do Brasil são o TikTok na Vivo Play, com um alcance de 60 mil pessoas, e com a Zanzar (que fornece telas para Uber e táxis), com 6 mil carros com telas e aproximadamente 6 milhões de passageiros mensais usando o serviço por mês.

No México, um dos destaques é a izzi, com 4,5 milhões de assinantes de TV paga. Neste caso, a parceria permite aos usuários assistirem seus próprios perfis e preferências do TikTok na TV – algo que a plataforma de vídeo lembra que foi a primeira parceria de integração com uma empresa de telecomunicação.

Outro caso é da Bullmedia. Com um modelo similar ao da Zanzar, seu alcance tem 1 mil telas na Cidade do México e deve chegar a 2 mil até o final do terceiro trimestre, o que permitirá alcançar 1 milhão de passageiros. Furtado explicou que ainda há um planejamento com a Bullmedia para alcançar 11 milhões de pessoas até 2027 com 25 mil carros com telas para o passageiro.

Inventário de mídia

Paralelamente, a diretora de distribuição e parcerias afirmou que o crescimento da audiência em novas telas tem como objetivo aumentar o inventário em marketing, de modo que atenda mais as empresas que geram campanhas na plataforma. A diretora lembrou que o número de anunciantes no TikTok na América Latina mais que triplicou (221%) em 2022, dos pequenos aos grandes anunciantes. Isso permitiu que a companhia ampliasse sua presença na região com abertura de escritórios na Colômbia e Argentina.