A bolha do mercado de inteligência artificial, o surgimento de agentes de pagamento e a volta dos data centers on-premise são algumas das tendências do setor de tecnologia da informação na opinião de dois sócios da empresa de consultoria Águilahub, Keiji Sakai e Marcelo Hirata, em conversa recente com Mobile Time.

“A inteligência artificial está formando uma bolha gigantesca”, avalia Sakai. “Concordo. E essa bolha cresce a cada dia. Não sei quando vai explodir, mas quando acontecer vai ser geral”, acrescenta Hirata.

Na opinião dos consultores, o melhor caminho no momento é encontrar casos de uso de IA que gerem retorno sobre o investimento e que sejam agnósticos quanto aos LLMs utilizados. Criar motores proprietários, por sua vez, pode ser custoso e arriscado, alertam.

Agentes de IA

Outra tendência é a chegada dos agentes de IA, especialmente para pagamentos. Mas preveem também muitos problemas relacionados a isso. Se os sistemas antifraude apertarem, haverá bloqueios de pagamentos legítimos feitos por agentes. Mas se liberarem totalmente, há o risco de surgirem novos tipos de fraude. O certo é que, mais cedo ou mais tarde, precisarão ser criadas regras para o funcionamento de agentes de IA em pagamentos, aconselham os consultores.

Internalização de data centers

Por fim, outra tendência apontada pelos dois é a volta dos data centers on-premise, por razões diversas, como o alto custo da nuvem; os recentes problemas em alguns grandes provedores, como AWS; e a preocupação com riscos geopolíticos.

“Desde o começo da cloud falamos da importância de se adotar uma estratégia multicloud. Não de pode botar tudo numa única nuvem. Tem que ser multicloud, para ter contingências, redundâncias. Por isso estamos vendo agora um movimento de volta ao data center físico, até porque o custo de nuvem está mais alto do que se imaginava no começo. Há agora um retorno ao ambiente on-premise”, comenta Hirata.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!