Os modelos Llama open source de inteligência artificial generativa da Meta foram baixados mais de 1,2 bilhão de vezes desde 2023, quando os primeiros foram lançados.

“Isso mostra que em menos de três anos mais de 1.2 bilhão de casos foram criados através de um modelo open source”, explicou Margareth Kang, gerente de Políticas Públicas da Meta, durante o seminário Inova IA 2025 – Educação e Ciência: uso responsável da IA, que aconteceu nesta terça-feira, 25, no Centro de Inovação Senac, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 25.

Kang explicou que a Meta acredita que a solução open source traz benefícios para todos e destacou três pontos:

– Nivela o potencial. “A tecnologia cara e sofisticada que estaria disponível apenas para alguns grandes players com o open source passa a ser democratizada, inclusive para países como o nosso, em que temos desigualdades muito grandes de acesso aos sistemas e modelos (de IA)”;

– Permite que os sistemas ganhem mais transparência, segurança e limita a concentração de poder em alguns players específicos. “O open source acelera o desenvolvimento econômico porque ele permite que mais pessoas tenham a experiência e possam construir suas soluções, seus sistemas e têm potencial gigantesco na criatividade e na qualidade de vida das pessoas”;

– O open source tem sido algo fundamental para o impacto econômico. “O open source tem impactado os custos e os ganhos de produtividade”.

Kang reforçou que para a disponibilização de soluções de IA open source a Meta faz uma série de exercícios para identificar, avaliar e mitigar riscos. “Isso é feito por pré-lançamentos, por avaliações de escala, por testes de estresse do modelo e do sistema, fine tuning, entre outros processos que ajudam a garantir que esses modelos e sistemas serão lançados de forma responsável”, resumiu.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!