Bots

A diversidade é um valor importante para os profissionais que atuam na indústria de bots. É o que aponta a primeira pesquisa feita pela comunidade Bots Brasil sobre o perfil das pessoas que trabalham nesse setor. Em uma escala de 1 a 5, 89% deram notas 4 ou 5 sobre o quanto concordam com a afirmação de que a diversidade é importante para a indústria de bots. Porém, quando confrontados com a afirmação de que a diversidade está bem representada no setor, apenas 26% concordam, enquanto 42% discordam e 34% nem concordam, nem discordam.

O perfil dos 170 entrevistados reforça a percepção deles próprios a respeito de diversidade. Há maior proporção de brancos (64%), do que de pardos (21%) e pretos (9%). Os homens são maioria (58%), assim como as pessoas cisgêneras (92%). Apenas 20% se declaram membros da comunidade LGBTQIA+. E não houve nenhum registro de pessoa com deficiência entre os respondentes: 99,4% disseram não ter deficiência e 0,6% preferiram não responder essa questão.

Carreira

A maioria dos entrevistados está satisfeita com sua carreira. 71% entendem que seu papel é reconhecido pelo mercado; 68% se sentem reconhecidos pela empresa; 72% acreditam que sua carreira está no caminho certo; e 69% sentem estabilidade no emprego atual.

Quanto à remuneração, a satisfação não é tão grande: 48% estão satisfeitos com sua remuneração atual e 44%, não, enquanto o restante preferiu não responder. Apenas 18% entendem que ganham acima da média do mercado, enquanto 70% acham que não.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 30 de novembro de 2020 com pessoas de todas as idades, de várias empresas do setor e de diversas áreas de atuação dentro da indústria de bots (tecnologia, produtos, negócios etc).