A Take apresentou uma série de novidades de publicidade, análise de bots e até um embrionário marketplace de templates para sua plataforma BLiP – de criação de bots – nesta quinta-feira, 30, durante evento para desenvolvedores e empresas, em São Paulo.

A primeira das novas ferramentas é uma parceria entre Facebook, Sugar Ads e Take para incluir publicidade nos bots. A ideia da empresa, que possui mais de 5,8 mil desenvolvedores em sua comunidade e 9 mil bots, é que seus clientes possam subir mensagens publicitárias através de sua plataforma.

“É a gestão da campanha pelo BLiP. O cliente definirá tipo de campanha, audiência, orçamento e, por fim, coloca o anúncio que será veiculado no bot”, explica o CTO e cofundador da Take Sergio Passos. “Até o fim de novembro, os usuários não precisarão de conta do Facebook para pagar uma campanha. Hoje eles ainda precisam ter a conta de gestão de campanha da rede social e atrelá-la ao BLiP”.

Embora ainda não tenha clientes, a parceria entre Facebook, agência de publicidade e Take tem prazo para se desenvolver. Sem revelar números, Passos indica que há uma estratégia “bem agressiva” da Take que envolve divulgação da plataforma – que será apresentada posteriormente.

“A ideia do Facebook é que o bot vai gerar tráfego em sua plataforma. Agora também vai gerar receita de anúncio”, disse o executivo para Mobile Time. “A ideia é criar cases com clientes até outubro, antes da Black Friday”.

Marketplace e Analytics

Outra novidade do BLiP é a criação de um marketplace para templates de bots multicanais. Inicialmente, esse espaço conta apenas com um template criado pela Take, mas deve chegar até 20 até o final de 2018, contando ferramentas de parceiros. Passos disse que a ideia é que esse marketplace se torne um espaço para desenvolvedores colocarem seus trabalhos, e, dessa forma, ambos possam monetizar com isso.

“Dos quase 6 mil desenvolvedores no BLiP, a maioria são consultores que criam para outras empresas. A ideia é trazer parte deste universo e também empresas menores”, disse o executivo. “Inicialmente, teremos poucos templates, até para manter a qualidade. Esperamos ter padrões para algumas verticais, como delivery, concessionárias de automóveis, atendimento médico e e-commerce. São templates acordados com o Facebook”.

Por fim, a Take anunciou que firmou uma parceria com a Dashbots, empresa de analytics de bots que processou mais de 48 bilhões de mensagens de bots desde 2016. Com a entrada da ferramenta, os clientes e desenvolvedores que usam o BLiP poderão analisar as conversas com a plataforma do Facebook e com a da Dashbots.

Futuro

O CTO da Take também informou quais são os próximos passos, dentre os quais, uma solução de comparação de motores de processamento de linguagem natural (PLN). “Como teremos quatro motores integrados na plataforma, nós teremos uma ferramenta que mostrará qual a melhor para o seu negócio”, explicou.