A brasileira Wavy, empresa do grupo Movile, e a sueca Sinch anunciaram que farão uma fusão. As duas empresas oferecem soluções para a comunicação entre marcas e consumidores, ambas particularmente fortes em mensageria por SMS, WhatsApp, RCS etc. A Wavy também cria SVAs, desenvolve bots e tem se especializado em customer experience, enquanto a Sinch oferece uma plataforma de comunicações como serviço (CPaaS), disponibiliza diversas APIs e conta com produtos de infraestrutura de redes de telecom, como firewall para redes de sinalização, plataforma de MVNE, ferramenta de billing online e sistema de BSS.

As empresas têm uma complementariedade geográfica. A Wavy é forte na América Latina, onde está conectada diretamente a mais de 50 operadoras e atende a grandes empresas, como Caixa, Atento e CitiBanamex. A Sinch, por sua vez, está sediada em Estocolmo e tem 30 escritórios locais, principalmente na Europa.

O negócio ainda depende da aprovação do Cade. Só depois disso serão anunciadas decisões operacionais.

Análise

A fusão entre Wavy e Sinch é mais um capítulo no recente processo de entrada de players estrangeiros no mercado brasileiro de mensageria, SVAs e carrier billing. Em janeiro a Twilio anunciou a aquisição da Teravoz, uma startup incubada na Wayra. E em 2018 a norte-americana Syntonic adquiriu a unidade de direct carrier billing da Zenvia.