A Qualcomm firmou parceria com 15 empresas de tecnologia e telefonia móvel para expandir no próximo ano o uso e a experiência de aplicações de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) – ou XR no nome usado pela fornecedora.

O plano da companhia é apresentar o XR como parte das ofertas 5G para os usuários a partir de 2021. Na experiência, a Qualcomm imagina que o usuário terá um óculos, conectado via USB tipo-C a um smartphone com Snapdragon 855 ou 865 que estará plugado em uma rede de quinta geração.

Um dos usos imaginados para XR são ‘telepresenças holográficas’ para colaboração virtual, como, por exemplo, uma reunião com os participantes sendo reproduzidos nas lentes dos óculos.

Inicialmente, a parceria conta com: as fabricantes de handsets Asus, Black Shark, Oppo, One Plus, Smartisan, Vivo e ZTE; os fabricantes de óculos XR 3 Glasses, iQiYi, NReal, Panasonic, Pico, Shadow Creator, VLAVR e Oppo; e as operadoras China Mobile, China Telecom, China Unicom, Deutsche Telekom, EE, KDDI, KT, LG Uplus, NTT DOCOMO, Orange, SK Telecom, SoftBank, Telefonica, Verizon e Vodafone.

Neste ecossistema, a Qualcomm trará duas certificações dentro do novo programa Qualcomm XR Optimized Certification Program: uma para o smartphone e outra para o óculos. Nelas, a companhia avaliará seis graus de liberdade (6DoF) que avaliam experiência imersiva, calibração da tela, validação de latência, teste termal e interoperabilidade.