Beto Barata_Presidência

O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, apresentou sua demissão nesta sexta-feira, 26, para assumir o posto de presidente da Cielo. Cafarelli ficará no lugar de Clovis Pogetti Junior, que atuava como presidente interino e agora retorna à posição de vice-presidente de finanças e diretor de relações com o investidor.

Em nota enviada à imprensa, Maurício Noronha, presidente do conselho da Cielo, afirmou que o board tem confiança que Caffarelli fará um bom trabalho à frente da companhia. Em especial, Noronha disse que o novo presidente “já chega jogando”, uma vez que conhece bem a atuação da empresa de pagamentos.

Oficialmente, Caffarelli deixa o BB a partir do dia 1º de novembro. Sua chegada à Cielo está agendada para o dia 5 de novembro. Na adquirente, o executivo terá como missão alavancar os resultados da companhia com um portfólio mais robusto para seus clientes.

Graduado em direito, com MBA em direito societário e finanças pela FGV, mestre em gestão e economia pela UNB, especializado em comércio exterior pela FAE/CDE Curitiba e em direito no comércio internacional pela IBEJ Curitiba, Cafarelli foi presidente do Banco do Brasil por pouco mais de dois anos.

No BB, atuou como vice-presidente de cartões e novos negócios de varejo; vice-presidente de negócios de atacado, negócios internacionais e private banking; diretor de distribuição, logística, marketing e comunicação e de novos negócios de varejo. Além disso, foi diretor executivo e de relações com investidores na CSN, presidente da ABECS e presidente de conselhos na Cielo, Vale, BB Gestão de Recursos, Brasilcap, Brasilprev, Mapfre e Banco Votorantim.

Mudança no BB

Por sua vez, o vice-presidente de negócios de varejo do BB, Marcelo Labuto, foi indicado pelo presidente Michel Temer para assumir o comando do banco. Com 47 anos de idade, Labuto comandava a área de negócios de varejo desde 2016. Atualmente acumula as funções de presidente conselho de administração da BB Seguridade, membro do conselho de administração do Banco Votorantim e do conselho de administração da Cielo.

Funcionário de carreira no órgão, é formado em administração com MBA em Marketing. Entrou no banco em 1992. Anteriormente foi presidente da BB Seguridade; diretor de seguros, previdência aberta e capitalização; diretor na área de empréstimos e financiamentos; gerente geral na unidade governança de entidades ligadas; e gerente geral na unidade parcerias estratégicas do BB.