O Facebook anunciou nesta quinta-feira, 19, a aquisição da empresa espanhola de jogos na nuvem, PlayGiga. Um porta-voz teria confirmado a compra para o canal norte-americano CNBC. Na semana passada, o jornal Cinco Dias informou que as negociações estavam prestes a serem finalizadas e o acordo deveria ser de US$ 78 milhões. O preço, porém, não foi confirmado pelo porta-voz.

PlayGiga foi fundada em 2013 e administra serviços de jogos na nuvem na Europa.

O Facebook vem investindo pesado no entretenimento, de olho nas altas receitas que ele pode oferecer. Comprou, em 2014, a fabricante Oculus, de óculos de realidade virtual, por US$ 2 bilhões e, em maio deste ano, começou a vendê-los em maio deste ano por US$ 399.

Em novembro de 2016, o Facebook anunciou o Instant Games, que são jogos leves para os aplicativos do Facebook e Messenger criados em HTML5. No ano passado, lançou o Facebook Gaming, um rival do Amazon Twitch que permite aos usuários transmitir ao vivo suas partidas para outras pessoas na rede social.

De acordo com a CNBC, o Facebook conta com mais de 700 milhões de usuários por mês envolvidos com conteúdo de jogos de alguma maneira.

Vale lembrar que, no mês passado, o Google lançou o Stadia, serviço de streaming de jogos por US$ 9,99 por mês. Em outubro, a Sony reduziu o preço do serviço de assinatura de videogame PlayStation Now para US$ 9,99 por mês. E a Microsoft começou a desenvolver seu próprio serviço de streaming de jogos em nuvem.