A expectativa de fontes que participam do projeto de construção da rede celular privativa do governo federal é de recebimento de muitas propostas para as quatro RFPs lançadas. Para aquela de rede de acesso e core, é esperado que pelo menos os três grandes fornecedores enviem propostas – Ericsson, Nokia e Huawei. Para a de plataforma de comunicação de missão crítica, os nomes ventilados são Airbus, Motorola, Samsung e Teltronic. As outras duas RFPs são para backhaul e roteadores. 

“Vai ter muita participação. Nas RFIs que fizemos antes já teve muita participação. E na fase de questionamentos também. Estou bastante otimista de que receberemos muitas propostas”, diz uma fonte, em conversa com Mobile Time.

Os prazos para envio das propostas são: 3 de novembro, para a plataforma de missão crítica; 17 de novembro, para core e RAN; e 20 de novembro para as RFPs de backhaul e roteadores. Todas os detalhes estão disponíveis no site do Siga Antenado.

Esse cronograma pode mudar caso a Anatel decida alterar as especificações da rede celular privativa. As operadoras móveis criticam a possibilidade de essa rede ter interoperabilidade com redes públicas, roaming e plano de numeração público. O assunto está sob a análise da Procuradoria da Anatel e será levado ao conselho diretor da agência reguladora.