Um consórcio de 14 empresas encabeçado vai instalar uma rede 5G privativa com OpenRAN em uma escola pública de Sorocaba/SP, cidade a 108 km de São Paulo. Apresentada na Futurecom 2023 na última terça-feira, 3, a iniciativa pretende promover atividades de educação 4.0, como letramento digital sobre tecnologias emergentes para os professores. Entre outras atividades que podem ser realizadas estão, por exemplo, experiências nas realidades aumentada, virtual e mista. Além disso, a ideia é que a rede aberta sem fio tenha também baixo consumo de energia. O nome da escola não foi informado.

Compõem o consórcio: Ciena; Dell; FIT; Fujitsu; IBM; Intel; Mavenir; Okemo; Ookla; Palo Alto Networks; Red Hat; SIAE Microelettronica; UP2Tech; e VIAVI Solutions.

Laboratório

A iniciativa educacional faz parte do lançamento do centro de soluções de OpenRAN por este consórcio também em Sorocaba.

Em julho deste ano, Alex Takaoka, head of customer engagement da Fujitsu para a América do Sul, adiantou com exclusividade ao Mobile Time que lançaria o laboratório até o final de 2023. Na época, o executivo afirmou que a ideia do espaço é integrar tudo e fazer uma “demonstração de caso de uso das redes abertas” e o único nome de parceiro confirmado era o da IBM. Agora fica claro que uma dessas demonstrações será em educação.

Na Fujitsu, o OpenRAN é cabal na estratégia para redes privativas, tanto que todos os equipamentos do seu portfólio são preparados para o padrão de redes abertos na sua totalidade.