Depois de quase uma semana de indefinições, o PSDB anunciou nesta sexta-feira, 26, que fechou contrato com a empresa BeeVoter para realizar, no próximo sábado, 27, as prévias das eleições que escolherá o candidato do partido para o pleito presidencial de 2022.

A Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), responsável pelo aplicativo que falhou no último domingo, 21, não seguirá nas votações.

O twitter do PSDB apresentou um vídeo explicando o passo a passo de como os filiados poderão votar. Será preciso acessar o site www.psdb.beevote.com.br e seguir as orientações. A reportagem de Mobile Time tentou acessar o link, mas estava fora do ar. Segundo informou a executiva a esta reportagem, isso aconteceu por medidas de segurança, “para que o site não seja derrubado”. O link entrará em funcionamento apenas no sábado às 8h, quando começarão as votações.

Hacker

Sem dar mais explicações ou detalhes, a Faurgs emitiu nota à imprensa, na quarta-feira, 24, afirmando ser “muito plausível” que a falha no aplicativo tenha sido causada por um ataque hacker. O PSDB concordou com a suspeita e deu um prazo de dez dias para apurar internamente a possibilidade de um suposto ataque hacker durante as prévias.

O aplicativo da Faurgs apresentou instabilidade logo nas primeiras horas de votação no domingo, 21. Menos de 4 mil dos 44 mil filiados cadastrados para votar conseguiram registrar seu voto.

BeeVoter

A BeeVoter se apresenta, em sua página no Facebook, como uma empresa especializada em sistemas digitais eleitorais. “A solução BEEVoter conta com inúmeras técnicas criptográficas que permitem a garantia da integridade das informações fim-a-fim, sendo possível garantir que o voto do eleitor não sofreu modificações desde sua geração pelo eleitor até o momento da apuração do resultado. Tudo que é feito no sistema produz registros protegidos por técnica análoga ao Blockchain, que impede qualquer prática ilícita no sistema de votação”, afirma o texto na rede social.

O site oficial da empresa seguiu fora do ar até o fechamento desta matéria.