O ministro Benedito Gonçalves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), emitiu nesta quarta-feira, 24, um mandado de segurança dando o prazo de até dez dias para que o PSDB preste informações sobre as falhas do aplicativo que impossibilitaram as prévias do partido no último domingo, 21.

Trata-se de um mandado de urgência que foi impetrado pelos próprios filiados do partido que estão descontentes com o rumo das prévias. O pedido, assinado por Gustavo Futagami, tesoureiro da Juventude do PSDB em Mato Grosso do Sul, solicita a suspensão das prévias até que os problemas com o aplicativo sejam definitivamente solucionados.

A Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, não apresentou até o momento nenhuma justificativa para os problemas relatados pelos eleitores e, segundo fontes do PSDB, deixaram o próprio partido sem solução.

Na última terça-feira, 23, o partido apresentou uma nova empresa contratada para as prévias, remarcadas para o próximo domingo, 28, mas na manhã desta quarta, 24, recuou, afirmando que os testes não foram satisfatórios, e que outras companhias seriam testadas, sem informar nomes.

Nenhuma explicação técnica sobre as dificuldades que os eleitores apresentaram durante a votação com o app foram relatadas até o momento.