A cúpula do PSDB anunciou nesta terça-feira, 23, que fechou contrato com uma nova empresa de tecnologia para realizar remotamente as prévias do partido, que foram interrompidas no último domingo, 21, por falhas no aplicativo de votação.

A empresa Relatasoft foi a escolhida e fará testes com um novo sistema, ainda não anunciado. Ele poderá substituir o aplicativo anterior, desenvolvido pela Faurgs (Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande do Sul), caso este não apresente uma solução para as falhas de seu dispositivo.

O presidente da Relatasoft, Leonardo Cunha, afirmou ao partido que está no mercado há quase 13 anos e já trabalhou em mais de 20 campanhas. Entre elas, citou as eleições do time de futebol do Bahia. Cunha foi procurado por Mobile Time, mas não retornou.

Segundo apurou este noticiário, a empresa foi uma das candidatas do programa Eleições do Futuro, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que tem como objetivo proporcionar evoluções tecnológicas disponíveis ao pleito nacional, como a utilização de celular ou tablet do próprio eleitor. Na base do TSE, entretanto, não há informações se a empresa ficou entre as finalistas.

“O PSDB foi vítima de um problema técnico nas prévias para escolher seu candidato à presidência da República e busca meio para retomá-las. Entre as possibilidades, já há empresa que será submetida ao teste de estresse por todas as candidaturas. Mais alternativas estão em análise. Ainda não foi apresentado diagnóstico do ocorrido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), desenvolvedora do aplicativo que apresentou falhas”, afirmou nota oficial do partido na tarde desta terça.