O Snapchat (Android, iOS) introduziu, nesta segunda-feira, 27, o My AI, um chatbot com a versão mais recente da tecnologia GPT, da OpenAI, personalizada para o aplicativo. A funcionalidade está disponível como um recurso experimental para assinantes do Snapchat+, serviço pago da plataforma.

My AI é como um amigo com o qual o usuário pode iniciar um chat. (Crédito: divulgação)

Diferente de outras aplicações do ChatGPT, como sua integração ao Bing, que tem como fim ampliar as funcionalidades de busca da aplicação, o chatbot My AI aparece dentro do app como se fosse um amigo, com o qual o usuário pode iniciar uma conversa. É possível dar um nome personalizado ao My AI, assim como editar o papel de parede. O bot pode recomendar ideias de presentes de aniversário, planejar uma caminhada para um fim de semana prolongado, sugerir uma receita para o jantar ou até mesmo escrever um haicai sobre queijo.

A diferença do My AI para o ChatGPT é que a versão do Snapchat é mais restrita no que ela pode responder. A inteligência artificial (IA) foi treinada para seguir as diretrizes de segurança e confiança da plataforma e não vai dar respostas envolvendo palavrões, violência, conteúdo sexual explícito ou opiniões sobre assuntos mais delicados, como política. Ele também não escreve um artigo acadêmico, caso seja pedido, por exemplo, como relatou TechCrunch.

“Como acontece com todos os chatbots com IA, o My AI é propenso a alucinações e pode ser levado a dizer qualquer coisa”, disse a companhia, em comunicado. “Esteja ciente de suas muitas deficiências e desculpe antecipadamente!”, completou a Snap. Com 75% dos seus usuários com idade entre 13 e 34 anos, a plataforma tem apelo para um público mais jovem.

As conversas com o My AI são armazenadas, podendo ser revisadas para melhorar a experiência do produto, de acordo com a Snap. A companhia orienta que os usuários não compartilhem nenhum segredo com o My AI, além de não confiar nele para obter conselhos. Embora ele seja projetado para evitar informações tendenciosas, incorretas, prejudiciais ou enganosas, a empresa salientou que podem ocorrer erros. Usuários, inclusive, podem mandar feedback sobre qualquer mensagem pressionando e segurando a mensagem do My AI.

O Snapchat+, que dá acesso ao My AI, está disponível por US$ 3,99, mas Evan Spiegel, CEO da Snap, disse ao The Verge que a intenção é torná-lo uma funcionalidade aberta para todos os 750 milhões de usuários mensais da plataforma.

A Snap é uma das primeiras clientes do Foundry, novo serviço da OpenAI voltado a negócios, que roda seu mais recente modelo GPT-3.5 com computação desenhada para grandes volumes de trabalho. De acordo com Spiegel, a companhia provavelmente incorporará grandes modelos de linguagem (LLM, da sigla em inglês) de outras companhias além da OpenAI, utilizando dados reunidos pelo chatbot para tomar seus próximos passos em IA.