O Inatel está à procura de parceiro para desenvolver o seu produto 5G em caixa, o 5G in-a-Box, apresentado conjuntamente com a Cisco e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) via RNP em 2023. Henry Rodrigues, gerente executivo de pesquisa, desenvolvimento e inovação na instituição de ensino e pesquisa, afirmou que a Cisco deu suporte à época, mas preferiu não se envolver diretamente com o projeto.

Durante evento da Embrapii na Fiesp na última quarta-feira, 21, Rodrigues afirmou que o MCTI é quem apoia atualmente a ação do 5G in-a-Box. Dito isso, o executivo afirmou que estão abertos para conversas com qualquer parceiros que deseje fabricar um core de rede mais barato para o setor de redes celulares privativas.

Vale lembrar, o 5G em caixa é um equipamento projetado para redes privativas com capacidade para irradiar sinal em uma área de 20 km. Com opções nas faixas de frequência de 3,5 GHz ou 700 MHz, o dispositivo pode ser usado como core principal ou small cell em agronegócio, indústria e até em operações de emergências, como acidentes e enchentes.

O 5G in-a-Box foi apresentado em abril do ano passado pela Cisco. Na época, os executivos da fornecedora norte-americana reiteraram que não pretendiam entrar no mercado de redes celulares móveis, mas estavam dando um apoio ao ecossistema para desenvolver um equipamento menos custoso para redes privativas.

Imagem principal: Henry Rodrigues, gerente executivo de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Inatel (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)