Um estudo da Access Partnership encomendado pelo Google calcula que os seus principais produtos (Busca, Google Ads, Google AdSense, Google Cloud, Google Play e YouTube) colaboraram com R$ 153 bilhões para a economia brasileira em 2022, um aumento de 46% contra R$ 104,5 bilhões de um ano antes – embora seja importante considerar a entrada do Google Cloud pela primeira vez no relatório.

Isso também traz um impacto positivo no ecossistema de desenvolvedores de apps Android, que obteve R$ 4 bilhões, o triplo de R$ 1,3 bilhão de 2021. A economia do sistema operacional móvel também colaborou para a criação de 238 mil postos de trabalho.

Durante o evento Google for Brasil nesta terça-feira, 27, Fernanda Doria, diretoria de negócios para médias empresas do Google Brasil, explicou que esses incrementos estão relacionados ao crescimento das pequenas e médias empresas no digital.

Algo que começou na pandemia do Novo Coronavírus, a partir da necessidade das empresas se digitalizarem, mas segue crescendo com o avanço das ferramentas disponíveis, como o Google Ads.

Nuvem

Fernanda Doria, diretora de negócios para médias empresas do Google no Brasil (crédito: Google)

O relatório trouxe pela primeira vez dados de Google Cloud. Aqui, a Access Partnership estima que a nuvem da companhia colaborou para R$ 883 milhões em ganhos de eficiência para empresas brasileiras. Já o ecossistema de apps do Workplace (Drive, Fotos, Docs, Apresentações e Planilhas) gerou R$ 31 bilhões para usuários brasileiros em benefícios, economia de 264 horas por ano e 33 dias de trabalho.

Retribuindo

Com o avanço de seu ecossistema no Brasil, a companhia anunciou nesta terça-feira o lançamento da segunda edição de fomento aos jogos independentes, em um valor de R$ 10 milhões. O montante será dividido para dez desenvolvedores cada um receberá R$ 1 milhão. Em contrapartida, seus jogos serão oferecidos no serviço de assinatura do Google, a Google Play Pass.

A empresa também confirmou um investimento de US$ 13,7 mil para equipes de jornalismo avançarem com métodos e modelos de produção jornalística que ajudem a combater a desinformação, o Jogo Limpo 2.0, feito em parceria com a International Center for Journalism (ICFJ).