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Foyer do evento Google for Brasil (crédito: divulgação/Google)

O Google informou nesta terça-feira, 14, que as cinco principais plataformas (motor de busca, Google Ads, AdSense, PlayStore e YouTube) movimentaram R$ 104,5 bilhões na economia brasileira em 2021, sendo que os desenvolvedores de aplicativo tiveram uma receita de R$ 1,3 bilhão.

O relatório feito pela empresa de pesquisa AlphaBeta (sem ligação com a Alphabet), revela que as plataformas do Google promoveram 375 milhões de conexões diretas entre empresas e marcas no País.

Para Fernanda Doria, diretora de negócios para médias empresas do Google no Brasil, isto é resultado direto da necessidade de empresas se digitalizarem e atenderem os consumidores durante o distanciamento social imposto na pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e que começa a se consolidar no processo de retomada das atividades presenciais.

“Vivemos esse momento desde 2020. Uma necessidade muito grande dos nossos clientes em acelerar o processo de transformação digital. O Google presta suporte a clientes e empresas entendendo a complexidade e o momento da jornada, ajudando a conectar marcas e pessoas”, disse Doria. “Vimos um processo de aceleração digital em 2020. Agora, em 2021, vemos uma consolidação desse processo, no momento de reabertura”, completou.

Um exemplo de empresa que cresceu no último ano com ferramentas do Google é a TakeBlip. Philemon Matos, chief partnership officer da companhia de contatos inteligentes, explicou ao Mobile Time que a sua empresa cresceu 60% em leads qualificados (possíveis clientes), após a adoção da ferramenta de conversões offline do Google. Vale lembrar, a Take tinha 3 mil clientes pagantes da Blip em abril deste ano.

Mudança

Diferentemente dos últimos três anos, a companhia escolheu uma empresa externa para fazer a análise, a AlphaBeta. Antes, o relatório de impacto econômico era feito internamente. Segundo Samuel Moreschi, gerente de pesquisa e insights do Google Brasil, a mudança busca trazer mais credibilidade com uma “visão externa”, mas também altera a metodologia, como o fato de incluir o retorno sob investimento dos anunciantes de campanhas de publicidade na análise, por exemplo. Dito isso, não é possível comparar diretamente com o ano anterior.

Moreschi explica que a pesquisa deixa de fora o Android, que possui seu próprio relatório de impacto econômico.