Duas empresas anunciaram o lançamento de seus relógios inteligentes. A Samsung apresentou o Galaxy Watch Active2 e a Fossil anunciou a quinta geração de seu Wear OS Watch, chamado de Gen 5. Em ambos os casos, não há uma mudança significativa nos aparelhos.

Galaxy Watch Active2

Galaxy Watch Active2, da Samsung

Um dos destaques do novo relógio inteligente da Samsung é a moldura giratória, digital, para a navegação. Agora, diretamente através do display curvo Super AMOLED, é possível girar a moldura de toque no sentido horário e anti-horário para avançar telas e selecionar facilmente os aplicativos.

O Watch Active2 vem em dois tamanhos diferentes – com 44mm ou 40mm de diâmetro – e dois estilos: alumínio leve com uma pulseira de fluoroelastômero (FKM) casual, ou aço inoxidável sólido premium com uma pulseira de couro. Os smartwatches podem ser personalizados com uma variedade de opções adicionais de pulseira e watch-face (tela inicial).

Mas para os mais exigentes em estilo, é possível combinar o visor do Galaxy Watch Active2 com a roupa do usuário. Para isso, tira-se uma foto da roupa, escolher entre cinco padrões de cores diferentes, e o mostrador do relógio muda em segundos.

O relógio da Samsung também ajuda o usuário a acompanhar níveis de estresse em tempo real, além de fornecer acesso a programas de meditação guiada por meio de integração com o aplicativo Calm.

O smartwatch tem conexão LTE, permitindo que sejam feitas chamadas a partir do relógio, roda com o sistema operacional Tizen e chipset Exynos 9110 Dual core 1.15 GHz e será vendido a partir de setembro a partir US$ 279 nos Estados Unidos.

Gen 5

Relógios inteligentes da Fossil

Já o relógio inteligente da Fossil tem como principal destaque o fato de receber chamadas a partir de um iPhone conectado (o recurso já está disponível para celulares Android) via Bluetooth com o smartwatch. O recurso, porém, só estará disponível entre setembro e dezembro.

A Fossil também aumentou o tempo de vida da bateria, com novos modos que, segundo a empresa, permitirão que o relógio dure vários dias com uma única carga. Uma configuração “Extended Battery Mode” (Modo de Bateria Estendida) permite a vida útil da bateria em várias horas enquanto mantém ativas as notificações e o monitoramento da frequência cardíaca. O modo “Time-Only (Somente de Tempo), exibe a hora e pode ser ligado quando a bateria está fraca ou apenas para evitar distrações. A Fossil não especificou quanto tempo durarão os relógios Gen 5 neste modo.

O Gen5 roda um Qualcomm Snapdragon 3100, tela AMOLED de 1,28 polegadas (328ppi) dentro de um case de 44mm com 12mm de espessura. Os relógios são compatíveis com correias de 22 mm. O relógio inteligente da Fossil será vendido a US$ 295 nos Estados Unidos.