Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021

O WhatsApp (Android, iOS) aumentou ainda mais o seu domínio no mercado brasileiro de bots. Praticamente um em cada dois desenvolvedores de robôs de conversação que atuam no País informam que o aplicativo de mensageria é o canal onde têm mais bots em atividade – o percentual subiu de 41% para 47% em um ano. Além disso, é quase impossível encontrar um desenvolvedor de bot que nunca tenha feito um robô de conversação para o WhatsApp. O percentual que já produziu um bot para o referido aplicativo de mensageria passou de 88% para 95% no mesmo período. Os números fazem parte do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, relatório anual produzido por Mobile Time com base em dados coletados junto a 96 empresas do setor.

O crescimento do WhatsApp acontece paralelamente a uma explosão no uso de robôs de conversação por empresas no País. De acordo com o mesmo relatório, em um ano praticamente dobrou a quantidade de bots em atividade no Brasil, passando de 24 mil para 47 mil.

Na análise dos canais onde os bots são implementados, vale destacar o surgimento do Google Business Messages (bots para buscas no Google e no Google Maps) e do Instagram como espaços recém-abertos para robôs de conversação. Ambos foram incluídos pela primeira vez na lista de opções desta pesquisa e demonstraram já ter uma penetração relevante. 27% das empresas entrevistadas declaram já ter criado um bot para Instagram e 18%, para Google Business Messages (BGM). Foi notado também um aumento da proporção que já desenvolveu voice bots para telefone, que subiu de 46% para 50% em um ano.

Por outro lado, o Facebook Messenger está em queda livre. No relatório de 2020, 8% dos respondentes diziam que o Messenger era o canal onde tinham maior quantidade de bots em atividade. Agora, foi citado por menos de 2% das empresas e está misturado a “outros”.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021 pode ser baixado gratuitamente neste link.

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