O Mercado Livre (AndroidiOS) espera terminar o ano com 55 mil funcionários ao todo, um aumento de 10% contra a previsão de 50 mil colaboradores apresentada em abril deste ano.

O incremento ocorre principalmente por vagas abertas para o fim do ano por conta das datas promocionais da época, como 11.11, Black Friday, Cyber Monday e Natal. Ao todo, o marketplace está com 20 mil posições abertas, sendo 15 mil permanentes e 5 mil provisórias para todo o Brasil, informou a companhia nesta segunda-feira, 27.

A maioria das vagas são para as verticais de logística para reforçar os envios de pacotes neste fim de ano. Entre os locais destacados para contratação estão:

  • Extrema/MG;
  • Cajamar e Araçariguama/SP;
  • Governador Celso Ramos/SC.

Black Friday no Mercado Livre

O movimento de investimento inclui ainda uma série de apostas da plataforma para aumentar as vendas neste final do ano. Em especial, a companhia olha para a Black Friday que movimentou R$ 6 bilhões em 2024, um aumento de 10,5% ante 2023, segundo a Neotrust.

De acordo com Felipe Castaño, head de marketing e growth para o Mercado Pago (AndroidiOS) no Brasil, a data de promoções contou com um crescimento de 43% nas compras com cartão de crédito da marca no período que antecede a Black Friday e 78% na sexta-feira do evento em 2024.

Por sua vez, Tulio Landin, diretor sênior de marketplace do Mercado Livre, afirmou que na quinta-feira que antecedeu a Black Friday em 2024 as vendas ultrapassaram o total da data promocional em 2023. Afirmou ainda que o marketplace “bateu recordes de vendas” em um único dia na sexta-feira da Black Friday em 2024.

Consumo

Uma pesquisa feita pelo Mercado Livre e Mercado Pago com 42 mil de seus consumidores em outubro deste ano, revelou que 47% dos usuários pretendem usar a data para adiantar as compras de Natal. Entre as categorias de produtos mais desejadas estão:

  • Eletrodomésticos, 44%;
  • Eletrônicos, 35%;
  • Moda (calçados, roupas e acessórios) com 35%;
  • Casa, móveis e decoração com 33%;
  • Beleza e cuidado com 19%.

Dessas categorias dentro do Mercado Livre, Landin destaca moda e beleza que cresceram respectivamente 4 e 6 pontos percentuais ante 2024 na cesta de desejo do consumidor. Isso acontece principalmente por influência digital, recompra, programa de afiliados e chegada de grandes marcas à plataforma, como Adidas, Hugo Boss e Lacoste. O executivo reforçou que o programa de afiliados quadruplicou (310%) em moda e beleza no segundo trimestre de 2025.

Em eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, um eventual aumento do tíquete médio deve acontecer com a chegada da varejista Casas Bahia, que anunciou recentemente uma parceria de longo prazo com o Mercado Livre.

Na estratégia para o final do ano, o conglomerado oferece ainda R$ 100 milhões de cupons para os consumidores no 11.11, Black Friday e Cyber Monday, um aumento de 150% ante R$ 40 milhões de 2024. E opções de parcelamento em 21 vezes sem juros no cartão de crédito do Mercado Pago dentro do Mercado Livre.

A estratégia dos cupons está atrelada a um resultado da pesquisa do Mercado Livre de outubro que demonstrou que 76% dos 42 mil consumidores disseram que o cupom é decisivo ou muito importante para a compra e 74% esperam as datas dobradas (como 11.11) para fazer compras.

Sobre o cartão de crédito, o estudo revelou que este é o principal meio de pagamento escolhido por 41% dos clientes para comprarem na Black Friday e que 77% deles pretendem parcelar as compras na data comercial.

Landim disse ainda que o mobile é o principal canal de compras dos consumidores ante a página na web, seja na Black Friday ou em datas comuns.

 

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