A nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel constatou que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Mas será que não há nenhum risco de as pessoas se cansarem desse app? O excesso de mensagens de grupos ou o tempo gasto ao longo do dia verificando o aplicativo não estaria começando a incomodá-las? Aparentemente, não. Pela primeira vez, a pesquisa consultou os brasileiros sobre o assunto e descobriu que apenas 24% dos usuários do WhatsApp entendem que passam mais tempo do que deveriam nesse aplicativo e reclamam que isso atrapalha a sua rotina diária. Por outro lado, a maioria, ou 68%, diz que passa o tempo necessário no WhatsApp, “nem muito, nem pouco”. E 8% avaliam que passam pouco tempo nesse aplicativo.

Somente 13% dos usuários ativos do WhatsApp declaram que pretendem tomar alguma medida para reduzir o tempo gasto com o aplicativo. Dentre esses, a maioria vai tentar se controlar para abrir o app menos vezes por dia e cerca de metade pretende silenciar alguns grupos. Apenas 0,3% da base total de usuários do WhatsApp cogita desinstalar o app.

Metodologia

Nesta edição da pesquisa foram entrevistados 2.072 brasileiros com mais de 16 anos de idade, que acessam a Internet e possuem celular, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 15 e 20 de janeiro de 2020. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. O relatório integral pode ser baixado de graça neste link.