Tendência já consolidada em países asiáticos, o comércio móvel deverá crescer em 2015 no Brasil, chegando a 22% do total de compras online ao final deste ano. Segundo dados de um estudo realizado pela empresa de marketing digital Criteo e divulgados nesta terça, 28, o País fechou o primeiro trimestre de 2015 com 13% de participação de dispositivos móveis nas compras feitas na Internet.

A maioria das compras com dispositivos móveis no Brasil foi feita com smartphones: 65%. O índice é o terceiro maior do ranking, ficando atrás apenas de Coreia do Sul e Japão, com 99% e 90% respectivamente. O segmento com mais vendas móveis no mercado brasileiro foi o setor de viagens, com 18%; seguido de varejo, com 12%.

Abaixo da média

Ainda assim, o desempenho brasileiro ficará abaixo da média mundial, que deverá fechar o ano em 40%, na previsão da empresa. Segundo o estudo, no primeiro trimestre a média mundial foi de 34% de todas as transações online, com destaque para o Japão e Coreia do Sul, que, pela primeira vez, contabilizaram a maioria das transações de ecommerce por meio de dispositivo móvel (pouco mais de 50% para cada). Outro destaque foi o mercado norte-americano, com 29% (crescimento de 10% somente nos três primeiros meses do ano).

De todas as transações online de varejo e viagem no mundo, os smartphones Android foram responsáveis por 6% e 8%, respectivamente. Já os iPhones ficaram com média empatada: 9% para cada vertical. Entre tablets, os iPads geraram 11% das vendas no varejo, contra 2% de tablets com o sistema do Google.

No total global, as transações de e-commerce movimentaram mais de US$ 160 bilhões no período de janeiro a março. O valor médio de compras efetuadas com smartphone varia de US$ 36 em viagens a US$ 91 com saúde e beleza. Em tablets, os valores variam de US$ 70 com despesas domésticas a US$ 114 com segmentos de moda e luxo.