42% das empresas brasileiras realizaram vendas por apps de mensageria como WhatsApp, Skype ou Messenger ao longo de 2019. Os mensageiros ficaram à frente de e-mail (39%), redes sociais (20%), site da empresa (16%), marketplaces de vendas (14%) e aplicativos de venda (18%), de acordo com a última edição da pesquisa TIC Empresas 2019.

Divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) nesta terça-feira, 28, a pesquisa conta com entrevistas de 7 mil companhias brasileiras entre abril e agosto de 2019.

71% das empresas brasileiras usaram dispositivos móveis para fins de trabalho, ante 29% que não usaram. Dos respondentes, 9% disseram que até dez pessoas usaram os handsets; de 11 a 25 pessoas, 19%; de 26 a 50 pessoas, 18%; de 51 a 80 funcionários, 9%; e mais de 80 funcionários, 14%.

Sobre o tipo de conexões usadas, 46% dizem que usaram 3G ou 4G no último ano, contra 67% que usaram fibra ótica; 54%, DSL; 51%, conexão por cabo; 15%, via rádio; 7%, via satélite; e 7% ainda usam conexão discada.

Em finanças, o estudo revelou que 26% das companhias usaram serviços de pagamento online (como PagSeguro, PayPal ou Google Checkout) para receber as vendas no último ano.