É preciso aproximar os profissionais de tecnologia às áreas de negócios: essa foi uma das mensagens levadas por CIOs de grandes bancos em painel realizado nesta quarta-feira, 28, na Febraban Tech, em São Paulo.

“Precisamos melhorar as skills de competência de negócio do profissional de tecnologia. Ele precisa ser um influenciador, com soft skills, com capacidade de convencimento e de compreensão do problema do outro. Mas essa capacidade de liderança precisa ser muito desenvolvida”, recomendou Ricardo Guerra, CIO do Itaú.

“A tecnologia já foi chamada de commodity no passado. Isso mudou muito. Hoje somos vistos como habilitadores, ou influenciadores de todas as áreas de negócios, de ponta a ponta. As áreas de negócios não conseguem mais transformar sem tecnologia”, concordou Luis Bittencourt, CIO do Santander.

O CIO e diretor-executivo do Bradesco, Edilson Reis, por sua vez, comentou: “O CIO precisa ter papel de provocador, mas ser um influenciador também. Como conseguimos convencer a área de negócios através de novas tecnologias das possibilidades de negócios que podem ser geradas? Às vezes é algo que não vai prosperar naquele momento porque a economia não está preparada ou porque os clientes ainda não entenderam. Mas nós de tecnologia precisamos estar preparados para quando virar realidade”.