| Publicada originalmente no Teletime | A cobertura do 5G já atinge 63,61% do Brasil, ultrapassando a meta de 57,67% estabelecida pela Anatel para 2027, apontou o Ministério das Comunicações (MCom). Os dados constam em relatório trimestral da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para o MCom, um dos fatores que contribuiu para a expansão do 5G no Brasil foi a liberação antecipada da faixa de 3,5 GHz, realizada 14 meses antes do prazo previsto, que permitiu que os 5.570 municípios brasileiros ficassem aptos a receber o 5G standalone. Isso possibilitou às operadoras acelerar a implementação.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, adiantou que o governo busca acelerar ainda mais. “Hoje existe um cronograma até 2030, mas estamos em diálogo com as operadoras para antecipar esse prazo”, afirmou.

A abertura de linhas de crédito foi outro fator que, segundo a pasta, contribuiu para a implementação da rede móvel de quinta geração. Por meio de linhas de crédito do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), as operadoras puderam ampliar a infraestrutura necessária ao 5G.

Internet

O relatório da Anatel também apontou aumento no percentual de usuários de Internet, que passou de 81,34% para 84,46%. A meta para 2027 é chegar a 95%. A satisfação do usuário de banda larga fixa também cresceu, passando de 6,9 para 7,4.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!