NFC; Visa

A maioria dos brasileiros (56%) não comprariam em uma loja que não ofereça métodos de pagamento com NFC. O dado faz parte do estudo Visa Back to Business: 5th Edition realizado pela Wakefield Research. E, de acordo com a bandeira, o pagamento por aproximação registrou aumento de cinco vezes em seu uso no Brasil, ao comparar dados de julho de 2021 com o do ano passado.

A pesquisa também aponta que o consumidor brasileiro acredita que a pandemia de Covid-19 mudou por completo a forma como paga por suas compras.

Em relação às pequenas e microempresas (PMEs) brasileiras, 93% dos empreendedores entrevistados se dizem otimistas sobre o futuro de seus negócios. E dois terços (67%) das PMEs do País acreditam que seus clientes esperam que muitas das medidas implementadas nos estabelecimentos comerciais, como inclusão de novos produtos ao seu portfólio, exploração de novos canais de vendas e foco na prevenção de fraudes, sejam mantidas.

Com a aceleração da transição para o e-commerce, por exemplo, 78% das PMEs nacionais entendem que vale a pena investir em ferramentas antifraude. E 41% indicaram que a privacidade e a segurança dos dados estão entre as suas principais preocupações.

Metodologia

O Estudo Visa Back to Business: 5th Edition, foi realizado pela Wakefield Research entre 15 e 28 de junho de 2021. Foram entrevistados 2,25 mil pequenos empreendedores de empresas com 100 funcionários ou menos no Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Rússia, Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. Em relação aos consumidores, o estudo entrevistou 1 mil adultos com mais de 18 anos nos EUA e 500 pessoas com mais de 18 anos nos seguintes países: Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Rússia, Cingapura e Emirados Árabes Unidos.