A 99 (Android, iOS) já usa biometria facial para reconhecer toda a base de motoristas. A informação foi confirmada pelo líder da divisão antifraude na empresa, Gilmar Magi. Em conversa com Mobile Time nesta segunda-feira, 28, durante evento organizado pelo MEF no Futurecom 2019, o executivo disse que a solução funciona com todos os seus associados.

“Nós fazemos um reconhecimento facial antes de o motorista se conectar na plataforma. Isso garante que ele é o dono da identidade. Essa solução tem algumas camadas: uma checa a veracidade da pessoa e outra vê a similaridade com a foto no sistema”, disse. “Isso garante que aquela é a pessoa correta, protege os dados do motorista e traz mais segurança ao passageiro”.

Embora seja uma solução que esteja em toda a base, Magi explicou que a checagem, feita de maneira periódica, atua junto com a inteligência artificial da 99, que também pode identificar padrões de uso dos motoristas e solicitar checagens adicionais, caso necessário.

Verificações randômicas também são realizadas. A medida visa adicionar camadas de segurança que dão proteção adicional aos usuários. Isso significa que, além das análises de documentos que a empresa já executa, outra conferência será adicionada.