Durante uma coletiva de imprensa, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse que está processando criminalmente a Huawei. De acordo com a reportagem do Wall Street Journal, um júri popular de Seattle acusou a Huawei de conspiração para roubar segredos comerciais,  fraude eletrônica e obstrução de justiça pelas supostas tentativas de a empresa levar potenciais testemunhas chinesas de volta à China.

As acusações surgiram de um processo civil datado de 2014, no qual a T-Mobile processou a Huawei por supostamente roubar segredos comerciais relacionados a um dispositivo robótico para testes de telefone conhecido como “Tappy”.

A CFO e filha do fundador da Huawei Meng Wanzhou enfrenta acusações de fraude bancária, fraude eletrônica e conspiração para cometer fraudes bancárias e eletrônicas. As infrações seriam para contornar as sanções dos EUA contra o Irã.

A afiliada Skycom Huawei Device USA também está sendo acusada. De acordo com os promotores americanos, a empresa é do Irã e a Huawei teria ocultado seu relacionamento com a Skycom, o que é uma violação das leis dos EUA.

Sem provas

A tensão entre os EUA e a China aumentou consideravelmente ao longo do último ano. Segundo os norte-americanos, a tecnologia de redes móveis 5G da gigante chinesa poderia servir para o governo chinês espionar futuramente governos e empresas. O caso, no entanto, é falho por não apresentar provas concretas de que Pequim esteja por trás da Huawei.