O Mercado Livre (Android, iOS) lançou um bot de consultoria virtual de moda chamado Zap Stylist no WhatsApp. Com o objetivo de oferecer uma experiência de compra interativa e personalizada aos consumidores, o diretor de marketplace da plataforma, Kael Lourenço, em entrevista a Mobile Time, destaca que a ferramenta busca “facilitar a escolha de produtos entre a ampla variedade disponível no e-commerce, desde grandes marcas até itens fast fashion”.

Por meio de postagens e anúncios nas redes sociais do e-commerce, como o TikTok e Instagram, ou diretamente através do link ou compartilhamento do contato, os usuários são convidados a acessar o WhatsApp, onde o bot funciona exclusivamente. Ao abrir o aplicativo, aparece a frase ‘o melhor da moda’. A partir deste comando, os usuários interagem com perguntas e respostas pré-estabelecidas sobre as suas preferências, com formato de quiz, para identificar seu perfil e estilo.

Consultoria de moda

Lourenço conta que a solução realiza perguntas para identificar estilos pré-determinados como “natural” ou “elegante”. “O bot combina respostas pré-programadas para fornecer uma experiência interativa. Elas são feitas para encaixar os usuários de acordo com os sete estilos universais: natural, clássico, romântico, criativo, dramático, elegante e exótico”, explica.

Após entender o perfil do usuário e suas preferências, com as definições e a seleção para que tipo de ocasião as combinações de roupa são necessárias, o bot envia as sugestões de peças disponíveis no app do Mercado Livre. A seleção foi feita pela mestre em moda, Marina Santa Helena, e pela editora de moda Rafaela Fleur, com um catálogo de “looks” sugeridos assinados, que “trouxeram um olhar apurado para as tendências da moda, conectando o sortimento da nossa plataforma”, disse o diretor de marketplace.