Ericsson

CEO da Ericsson, Börje Ekholm

| Publicada no Teletime | Votação na assembleia geral anual da Ericsson com acionistas decidiu contra a exoneração de responsabilidade do conselho de administração e do presidente da companhia pelo ano fiscal de 2021. Segundo a companhia nesta terça-feira, 29, em resposta o time executivo e os conselheiros reafirmaram o compromisso de entregar a estratégia e a continuar a “jornada de transformação de compliance” em busca de conduta mais ética na empresa.

Normalmente, ao aprovar do resultado financeiro anual, os acionistas decidem exonerar de responsabilidade o time executivo. Contudo, na assembleia desta terça-feira, os investidores (que representam ao menos um décimo do capital total) então mantiveram a diretoria da empresa sob responsabilidade pela operação no ano passado, no caso de alguma eventual irregularidade.

A companhia sueca não menciona no comunicado o motivo, mas provavelmente a desconfiança dos acionistas se deve às questões de mais um escândalo de corrupção envolvendo a subsidiária no Iraque e que envolveu fornecedores terceiros utilizando rotas controladas pela organização terrorista Estado Islâmico (ISIS) para evitar a alfândega na importação de componentes.

Segundo o comunicado da Ericsson, o CEO Börje Ekholm afirmou após a assembleia: “Eu entendo as preocupações levantadas pelos nossos acionistas e estas são questões importantes. Eu quero reiterar meu comprometimento em continuar a liderar a Ericsson na transformação da nossa empresa e da sua cultura, executar a liderança global na tecnologia 5G e fortalecer nossas éticas e desempenho de compliance para garantir uma mudança que dure”.

O presidente do conselho da fornecedora, Ronnie Leten, afirmou que Ekholm tem o apoio irrestrito do conselho de administração. “Fizemos um bom progresso, mas ainda há muito a fazer. Conduzir negócios com responsabilidade e integridade é essencial para levar a uma mudança real e positiva”, declarou, destacando que o presidente tem focado em ética e compliance na Ericsson nos cinco anos em que está no comando da empresa. “Ele fez da companhia a líder global em 5G e estabeleceu o caminho do crescimento no [segmento] corporativo móvel“, adicionou.

Mesmo assim, os acionistas aprovaram as contas e, também em votação, reeleição dos membros do conselho de administração, incluindo a recondução de Ekholm e de Leten.