Dara Khosrowshahi, CEO da Uber

A Uber promete trazer para o Brasil a possibilidade de pedir corridas através do WhatsApp. O serviço funciona atualmente em Delhi, na Índia, e agora será expandido internacionalmente, com prioridade para mercados emergentes. A notícia foi dada pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, durante o evento online Conversations, organizado pela Meta, nesta quinta-feira, 19. Em sua fala, o executivo citou especificamente o Brasil como sendo um dos próximos mercados a ter a Uber dentro do WhatsApp.

“O WhatsApp é a plataforma número 1 em mercados emergentes para a gente. É onde as pessoas querem se comunicar”, comentou Khosrowshahi.

Na Índia, um terço das pessoas que pedem corridas via WhatsApp são novos clientes para a Uber. Normalmente, quando o serviço é disponibilizado em algum novo canal, o percentual de novos clientes é muito menor, comparou o CEO. Outro dado que o surpreendeu é que a maioria dos usuários da Uber via WhatsApp são jovens, com média de idade abaixo daquela da base da Uber na Índia.

Além de expandir a parceria internacionalmente, a Uber agora trabalha para melhorar a experiência dos seus usuários no WhatsApp, disse Khosrowshahi.

Análise

A chegada de serviços diversos dentro do WhatsApp pode transformá-lo em um superapp no Brasil, nos moldes do que aconteceu com WeChat na China. O WhatsApp, aliás, tem as condições para tal, por ser o aplicativo mais popular do País, presente em 99% dos smartphones, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.

Para que isso aconteça, é necessário que a plataforma se abra cada vez mais para terceiros e disponibilize ferramentas que facilitem o lançamento de serviços dentro do app. Isso vem sendo feito gradativamente com inúmeros exemplos, como a versão do WhatsApp para pequenas empresas (WhatsApp Business), a API para grandes empresas, a oferta de hospedagem na nuvem, além de uma série de melhorias na interface para conversas entre marcas e pessoas.

Mas falta ainda um ponto fundamental: a funcionalidade de pagamento dentro do WhatsApp. Sem isso, não há como ser um superapp em sua plenitude. No momento, por determinação do Banco Central, o pagamento via WhatsApp está restrito a transferências entre pessoas físicas com cartão de débito. Falta liberar o uso de cartão de crédito e a possibilidade de pagamentos de pessoas a empresas, o que ainda não tem prazo para ser disponibilizado.