Vai faltar espectro nas faixas de 410 MHz e 450 MHz para redes privativas com licenças de SLP, alertou o gerente de conectividade do CPQD, Gustavo Lima, durante sua apresentação no UTCAL Summit 2023, nesta quarta-feira, 29, no Rio de Janeiro.

“Muito provavelmente não teremos espectro para todo mundo que quiser usar. Os early adopters vão estabelecer suas redes e quem chegar depois não encontrará mais espectro disponível, especialmente nas faixas abaixo de 1 GHz”, disse o executivo. A saída estará na adoção de soluções de compartilhamento de espectro, sugeriu.

Lima chamou a atenção ainda para problemas de interoperabilidade entre fornecedores, mesmo que todos sigam o padrão 3GPP. “A interoperabilidade ainda não é bem resolvida. Funciona entre terminais e ERBs. Funciona entre core e rede de acesso. Mas se tento botar uma rede vizinha de outro fornecedor na mesma faixa, porém tendo sistemas de coordenação de interferência, a interoperabilidade ainda não é uma realidade”, comentou, lembrando que muitas vezes há espaço para interpretações diferentes da padronização do 3GPP.