Imagine uma Netflix cujo catálogo inteiro seja composto por vídeos produzidos com inteligência artificial? Essa é a proposta do AI Films, criado pelo empreendedor Cesar Romero. Há poucas semanas, ele abriu um processo online para produtores de filmes com IA se cadastrarem para participarem do projeto. Até agora, mais de 700 produtores se inscreveram. Ainda não foi feito um levantamento da quantidade de obras feitas com IA por esses produtores, mas Romero estima que sejam centenas. 

Para participar do AI Films a produção não precisa ter sido feita 100% com inteligência artificial. O projeto está aberto para produções que tenham tido apenas uma parte feita com IA, como o roteiro ou a trilha sonora, por exemplo. “Desde que haja alguma ferramenta de IA envolvida, aceitamos a inscrição. Acreditamos mais no poder da IA de descentralizar e democratizar o poder de contar uma história do que numa visão limitada de como a tecnologia deve ser usada”, comentou Romero, em conversa com Mobile Time.

Os filmes no AI Films poderão ser vistos pelo público de forma avulsa, com pay per view, ou por meio de uma assinatura mensal. No primeiro caso, os produtores definirão o preço e será acrescida uma taxa de administração para a plataforma. No segundo caso, a receita será dividida entre plataforma e produtores, levando em conta o número de assinantes, o total de visualizações e o tempo de cada sessão. A data de lançamento do AI Films ainda não foi definida.