A Huawei vê avanço do 5G B2B (leia-se redes privativas) na América Latina apenas para o ano que vem. É o que previu Tony Sze, presidente da Huawei EBG (enterprise) Latam, em conversa com jornalistas da região nesta segunda-feira, 29. O executivo afirmou que a fornecedora tem conversado principalmente com empresas do setor de mineração para ficar na superfície e no subsolo de suas operações. Também tem conversado com companhias de serviços essenciais (utilities).

Contudo, Sze acredita que o 5G no B2B só deve avançar na região a partir da metade do ano que vem, ou seja, quando espera que a maioria dos países latino-americanos tenham implementado a quinta geração das redes celulares.

Inclusão digital

Tony Sze, presidente da Huawei EBG Latam (crédito: Huawei Brasil)

O executivo destacou o uso da Internet como motor de aceleração da inclusão digital e social na América Latina. Para Sze, a transformação digital na região é importante, pois o acesso à Internet virou um direito humano: “Nós podemos trazer a Internet, junto aos nossos parceiros, em qualquer lugar, em qualquer canto de um país. Nós podemos fazer algo para esses países, para o povo”, disse. Deu como exemplo o fato de levar conectividade para pessoas que moram em áreas rurais que têm oportunidade igual àquelas das grandes cidades para ter acesso à educação, por exemplo.