O banco Bradesco possui 150 agências com conectividade 5G por meio de Fixed Wireless Access (FWA). A informação foi compartilhada pela superintendente-executiva de tecnologia, Gloria Nakajima, durante o Febraban Tech nesta quinta-feira, 29. Além do 5G via Fixed Wireless Access, a executiva explicou que a instituição bancária também usa “satélite de baixa de órbita” (LEO) para ficar “mais perto dos clientes”. Mas não esclareceu em quais regiões e nem qual é o parceiro tecnológico.

Vale lembrar, o Bradesco começou uma iniciativa de levar a rede de quinta geração para suas unidades bancárias com Claro, Embratel, NTT Data, Magna e IBM. Inicialmente, a iniciativa era com agências em Brasília e focava em cocriação de soluções, além de ser uma alternativa para substituir os roteadores Wi-Fi nas agências, como informado pelo Convergência Digital.

Experiências

Nakajima abordou esse tema ao explicar quais aplicações deseja explorar com a conectividade 5G. A superintendente da seguradora explicou que planeja avançar com soluções de seguro automotivo pay per use, ou seja, o usuário paga a franquia com base em seu uso (como quilômetro rodado ou qualidade no volante). Para a executiva, o 5G ajudará a avançar nessa vertical de seguros, pois a sua conectividade traz baixa latência e alta velocidade de acesso que podem garantir a melhor aferição dos dados no pay per use.

Paralelamente, a chegada do 5G para a população, o banco começa a focar as agências mais na atração de novos negócios e na consultoria para os correntistas do Bradesco, do que em operações financeiras que passam a ganhar mais espaço no digital. Atualmente, o banco tem 90% de suas operações realizadas em canais digitais.