Como parte do acordo firmado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de combater a distribuição de notícias falsas durante as eleições, Instagram (Android, iOS) e Twitter (Android, iOS) lançaram nesta semana campanhas dentro de seus aplicativos defendendo a lisura do sistema eleitoral brasileiro.

No Instagram, usuários foram impactados com um comunicado oficial no topo do feed com um link para o serviço do TSE no WhatsApp para tirar dúvidas dos eleitores (veja imagem abaixo). O comunicado vinha em formato diferente dos demais posts, para chamar mais a atenção.

Por sua vez, o Twitter também exibiu um comunicado oficial em seu feed em formato diferente dos tweets tradicionais, para conferir maior destaque, no qual faz um alerta sobre fake news relacionadas ao processo eleitoral e reforça que “Especialistas indicam que o sistema de votação utilizado no Brasil é confiável, protegido de tentativas de invasão e manipulação, e frequentemente auditado”. O comunicado é acompanhado de links para páginas com mais informações sobre o tema (veja abaixo).

Em fevereiro, Instagram, Twitter, WhatsApp, Facebook, TikTok, Google, YouTube e Kwai fecharam acordo com o TSE para o combate a fake news durante as eleições.