Francisco Peres, gerente do departamento de estratégia e licenciamento de telecom da Globo (Crédito: Izilda França/Mobile Time)

Entre os dias 2 e 11 de setembro, durante a edição de 2022 do Rock in Rio, a Globo realizou a primeira transmissão ao vivo em TV aberta brasileira utilizando uma rede 5G no espectro 3,5 GHz. Nos sete dias de evento, quatro câmeras sem fio utilizaram 340 GB de dados da TIM, cada uma usou 17 GB por dia. O teste realizado pela emissora mostrou que a rede brasileira de quinta geração já tem capacidade de realizar esse tipo de transmissão.

“A operadora deixou um pacote de dados totalmente livre (para o teste). Eles queriam saber qual é o nosso limite, porque no final das contas, todo mundo está em busca de um modelo de negócio. A operadora quer entender qual é o volume de dados de uma câmera com 5G. Até então isso não havia sido feito, então, era um dado que todo mundo estava querendo naquele momento”, disse Francisco Peres, gerente do departamento de estratégia e licenciamento de telecom da Globo, no MPN Fórum, evento realizado por Mobile Time em São Paulo, nesta terça-feira, 29.

Para fazer as transmissões ao vivo, a emissora utilizou quatro “mochilinks”, as mochilas carregadas por cinegrafistas com o equipamento móvel de transmissão de dados e câmeras sem fio. Essas estações possuem modems de conexão com a rede móvel, Wi-Fi, Ethernet, além de encoders de áudio e vídeo e o chip móvel. No Rock in Rio, cada mochilink alcançou uma taxa de 10 Mbps de upload na rede 5G, o suficiente para transmissões desse tipo.

O experimento serviu para avaliar o comportamento das conexões da nova rede de quinta geração, as taxas obtidas e sua estabilidade, segundo Peres. Nesse evento, as quatro câmeras transmitiram os sinais simultaneamente, com alta qualidade, de todos os palcos do evento, assim como entrevistas nas plateias. O gerente da Globo contou que quis tentar um uplink em velocidades mais altas, para testar o limite da conexão, porém a equipe de produção já estava satisfeita com o material naquela taxa.