O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito da capital paulista, Ricardo Teixeira (à dir. na foto), afirmou que, enquanto estiver na prefeitura, a legislação para serviço de mototáxi em aplicativos de transportes não deve sair. Em conversa com Mobile Time nesta quinta-feira, 9, o secretário afirmou que a regulamentação para o novo modal não é viável para a cidade.

Em sua visão, há vários problemas, como as diferentes topografias de São Paulo, o trânsito pesado e o excesso de acidentes entre os motociclistas. Atualmente, o número de morte desses condutores na cidade é da ordem de 1 por dia, enquanto que a taxa de motoristas de carros e passageiros está em 0,3.

Teixeira lembrou que a administração municipal tem uma meta de média anual de 4,5 mortes por 100 mil habitantes em acidentes no trânsito para 2024. Em 2022, a média da cidade foi de 6,5.

A prefeitura tem apostado na redução de mortes no trânsito com apoio aos motoboys. A sua principal bandeira é a ‘faixa azul’, um corredor dedicado aos motociclistas em grandes concentrações de trânsito (Avenida 23 de Maio, Avenida dos Bandeirantes, Marginal Pinheiros e Viaduto Aliomar Baleeiro). Em 2022, os locais que receberam a faixa tiveram zero registro de mortes, além de redução dos acidentes com moto.

Entenda

A Uber lançou o modal em São Paulo no dia 5 de janeiro deste ano. No mesmo dia, a prefeitura entrou com um decreto suspendendo qualquer operação do gênero na cidade. Contudo, a Uber seguiu operando com o serviço e deu como prerrogativa que as corridas de mototáxi seguem a legislação federal e que as corridas funcionam em outras cidades desde 2020.

No dia 10 de janeiro, a prefeitura de São Paulo iniciou um grupo de trabalho para avaliar os impactos das corridas de mototáxi no trânsito, na saúde e nas finanças da capital. Em 16 de janeiro, a 99 começou a cadastrar os motociclistas para lançar o serviço em 31 de janeiro.

Como as duas empresas não recuaram da suspensão e do GT, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) subiu o tom e ameaçou cancelar os registros de 99 e Uber na cidade no dia 27 de janeiro. Depois disso, a 99 cancelou o lançamento e a Uber tirou o modal de seu app.