A Payface anunciou uma nova solução de funcionalidades do SDK Fortface, o Fortface via link, uma forma de se fazer a autenticação facial a partir de um link web. Neste caso, não é necessário download de aplicativo. A nova funcionalidade promete simplificar a integração para empresas e reduzir a fricção na experiência do usuário em jornadas digitais, como alteração de dados cadastrais, recuperação de senhas, confirmação de transações e processo de onboarding.

No modelo tradicional de identificação biométrica, a tecnologia de captura e validação fica embutida nos aplicativos das próprias empresas por meio de um SDK. O grande desafio desse modelo é que sempre que há uma melhoria de segurança, de usabilidade ou de acessibilidade a empresa cliente precisa mobilizar sua equipe de TI, alterar o cronograma (roadmap), fazer atualização no SDK e obrigar o usuário final a atualizar o aplicativo. Muitas vezes, essa atualização dentro do app do cliente pode causar instabilidades, exigindo ajustes específicos de segurança para celulares e sistemas operacionais mais antigos, explica Alexandre Oliveira, gerente de vendas da Payface, em conversa com Mobile Time.

Com o Fortlink, esse problema de manutenção promete desaparecer. A autenticação passa a ser feita por meio de um link web de uso único e temporário, que roda diretamente no navegador de qualquer celular ou computador. Dessa forma, sempre que o usuário clica no link, acessa a versão mais atualizada e segura do sistema da Payface, isentando a empresa contratante do custo e do trabalho de realizar atualizações constantes no próprio software.

Oliveira explica que, atualmente, uma empresa de logística utiliza o Fortlink integrado de maneira fluida à jornada de atendimento via WhatsApp. A solução verifica a identidade de caminhoneiros antes de fechar cotações de frete; o motorista recebe o link pelo app de mensageria, faz a biometria facial no navegador e, caso a identidade seja comprovada, a negociação do frete continua no próprio WhatsApp.

Payface: solução reduz tempo e custo

A ferramenta também é de interesse das empresas que já possuem a solução da Payface integrada a seus aplicativos e duas delas já começam a fazer a migração da biometria via aplicativo (SDK) para o Fortlink, abandonando o SDK em seus apps na esperança de reduzir custos e melhorar o operacional.

“Atualmente, se uma pessoa está resolvendo algo no chat de uma empresa, ela tem que ir para o app deles e voltar para a conversa. Fica muito ruim assim. Por isso veio a demanda da autenticação biométrica através de um link, mas que é o mesmo processo – captura, validação, devolução –, só que feito em um web app da Payface que roda em um navegador. É uma experiência que está ganhando muita tração através do WhatsApp”, explica Oliveira.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!