A Infobip está concluindo o desenvolvimento de uma solução para envio de boleto digital por WhatsApp. A mensagem trará junto botões para copiar e colar o código de barras ou o código para pagamento por Pix. Assim, o consumidor pode pagar com mais facilidade no aplicativo do seu banco. A previsão é de que a novidade seja lançada nas próximas semanas.
Trata-se de uma evolução de outro template que a Infobip já vem testando com duas empresas no Brasil, para envio de cobrança com botão para copiar e colar o código para pagamento com Pix – a versão atual não sem o botão com o código de barras.
O mercado-alvo são empresas que tenham cobranças recorrentes. O envio do boleto por WhatsApp tende a diminuir a inadimplência e melhorar o fluxo de caixa, antecipando recebimentos, explica o country manager da Infobip no Brasil, Caio Borges, em conversa com Mobile Time.
Uma das jornadas recomendadas é o de envio de mensagem alguns dias antes do vencimento e de um lembrete na data final, caso a conta não tenha sido paga ainda. Os benefícios financeiros com a redução da inadimplência e com adiantamento de pagamentos superam os custos com o envio das mensagens no WhatsApp.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA