A Webmotors e o Santander Financiamento lançaram nesta semana uma plataforma que integra as soluções do portal automobilístico com a financeira, o Cockpit. Com foco na melhora da gestão e simplificação da gestão de revendas de veículos, a solução integrada conta com algoritmos de inteligência artificial (IA), machine learning (ML), big data e ferramenta de gestão de clientes (CRM).

No Cockcpit, o CRM age priorizando os melhores compradores. Por sua vez, IA e ML leem os dados históricos de big data para oferecer os melhores negócios ao consumidor, sempre levando em conta os carros disponíveis na loja e o perfil do cliente. Além disso, é feita comparação de preços e disponibilidade de veículos na revenda ante seus rivais.

O principal destaque da plataforma é o AutoGuru, uma ferramenta inteligente que prevê a melhor negociação (compra e venda de veículos). Ele funciona como um suporte para tomada de decisões e qualificação do estoque, público comprador da região e análise dos concorrentes diretos de uma revenda.

Outras funções que a ferramenta possui para os gestores de revenda são: a verificação do crédito pré-aprovado para a aquisição de um automóvel; o acompanhamento de quantos clientes aguardam aprovação de crédito; a integração com anúncios; a análise do desempenho do negócio; a criação de agenda com atividades cotidianas para os empregados; e o gerenciamento de propostas de venda enviadas ao consumidor.

No futuro, o Cockpit deve ganhar uma versão para aplicativos de smartphones Android e iOS.