Um estudo da MOB INC, empresa de consultoria de pesquisa especializada mostra que 40% dos brasileiros desconhecem conceitos como inteligência artificial e chatbot. Essas pessoas não souberam defini-los ou explicar para que servem, embora já tenham ouvido falar sobre esses temas.

Apesar do desconhecimento conceitual, 86% dos respondentes disseram reconhecer que já foram atendidos por algum tipo de tecnologia via mensagens eletrônicas ou chatbot, e apenas 3% disseram que não sabem se já tiveram este tipo de experiência. Para 80% dos participantes, serviços como este ainda precisam de aprimoramento, pois, em certos casos, o robô não compreende as dúvidas ou as demandas do consumidor.

A pesquisa da MOB INC também perguntou aos entrevistados como eles se sentiriam caso tivessem a oportunidade de ter um robô dentro de suas casas, auxiliando nas atividades do dia dia. 77% não acharam a ideia interessante, pois valorizam mais os processos realizados por pessoas ou por não se sentirem seguros com este tipo de tecnologia dentro de suas casas. Os outros 33% da amostra disseram gostar da ideia e relacionam a tecnologia com funções de eletrodomésticos mais inteligentes, questões de conforto ou ainda para terem uma fonte de pesquisa e lembretes de atividades corriqueiras de maneira mais prática.

Já 96% dos entrevistados apontaram o celular como a principal ferramenta para uso da Internet.

A MOB INC ouviu 150 pessoas das classes C e D, com renda média entre R$ 998 e R$ 4,8 mil mensais, homens e mulheres com idades de 18 e 55 anos.