[Matéria atualizada em 7/7/25, às 10h47, para explicar o uso do termo PDV] A Vox Me, empresa que usa inteligência artificial para promover a interação entre marcas e clientes, lançou uma plataforma de comércio conversacional que transforma o WhatsApp em um canal automatizado de vendas, marketing e atendimento ao cliente. A Vox Me 360º foi desenvolvida ao longo de três anos e nasceu na Itália. Por lá, a solução opera em empresas que, juntas, somam mais de 10 mil unidades e já processou mais de 20 milhões de atendimentos. Segundo a companhia brasileira, houve redução de até 50% nos custos operacionais e ganhos em eficiência, conversão e satisfação do cliente. A assistente virtual chega ao Brasil com a meta de alcançar empresas varejistas que somam 2 mil pontos de venda até o fim de 2025.
Vale dizer que a empresa usa o termo PDV para designar lojas físicas, mas qualquer unidade comercial onde a solução possa ser ativada e gerar valor. O ponto de venda “serve como base para projeções de escala, receita e penetração em redes de varejo, conectando o universo físico e digital sob uma mesma métrica”.
A ferramenta surgiu em 2022 como um assistente de saúde inteligente baseado no WhatsApp. A escolha do app de mensageria não foi à toa. Assim como no Brasil, sua penetração é alta na Itália (94%).
O começo da Vox Me 360º na Itália
Inicialmente, a assistente focava em lembretes de medicamentos, utilizando a leitura de imagens de receitas e embalagens para identificar o remédio e a posologia, além de controlar o estoque. A integração com redes de farmácias permitia a compra direta de remédios pelo WhatsApp, criando um marketplace com gestão de inventário e estoque em tempo real. O serviço expandiu para clínicas e laboratórios, o que permitiu o agendamento de consultas e exames diretamente pelo aplicativo.
A Vox Me utiliza diferentes modelos de IA: generativa, machine learning, LLMs próprios e de terceiros. A IA generativa serve para a interface com o consumidor final, de modo a entendê-lo e dar a resposta mais adequada.
“O assistente tem um perfil específico. Ele sabe o que deve falar, como deve falar, qual o tom de voz e quais informações dar. Criamos esta persona e começamos aqui (na Itália) com lembretes de medicamentos. Temos toda a base de medicamentos da Itália”, explica Bruno Ferraz Musa, CEO da Vox Me.
Assim, a partir da foto que o usuário tira, a plataforma busca nesta base o remédio para inserir o lembrete. A ferramenta lê a receita e, com isso, identifica a posologia. A partir daí, são criados os lembretes. “Conforme o usuário toma os remédios, o assistente lembra o paciente de comprar mais caixas quando estiver acabando”, explica. A empresa, então, começou a integrar a solução às redes de farmácias e, sem sair do app de mensageria, pede seus remédios.
Há integração com o inventário de produtos dessas farmácias, além do estoque de cada uma delas e o processo de compra 100% no WhatsApp.
Ou seja, o cliente seleciona o produto, coloca no carrinho e paga com WhatsApp Pay.
A empresa expandiu o conceito do assistente para clínicas e laboratórios. Na prática, o usuário consulta a clínica parceira que tenha o médico especialista ou aquele exame e indica para o usuário. Ao consentir, é possível fazer o agendamento da consulta ou do exame diretamente no WhatsApp.

Bruno Musa, CEO da Vox Me. Crédito: divulgação
“Aqui o mercado é descentralizado, sem grandes cadeias de laboratórios ou de farmácias. Inclusive, muitos exames laboratoriais são realizados nas farmácias. Então, a farmácia é um hub de serviços. Fazemos a automatização do processo, sem precisar ligar para a farmácia ou entrar no site para fazer um exame”, explicou.
A Vox Me também iniciou a oferta de sua plataforma white label voltada para redes específicas de clínicas e farmácias maiores que gostariam de ter o mesmo serviço com suas respectivas marcas. “E isso muda o perfil do assistente que, de generalista, precisa ser mais específico e ter a identidade e os valores da marca. Isso muda o tom de voz”, explica.
O conceito é o mesmo: uma ferramenta de relacionamento, com todos os dados da pessoa, desde o que comprou da última vez, o que costuma comprar, tíquete médio etc. Assim, quando o cliente retorna ao chat do WhatsApp da empresa, o assistente pergunta se quer comprar o medicamento que está acabando. Ou fala sobre o exame que fez recentemente. O histórico está lá”, conta.
A Vox Me 360º no Brasil
Para o Brasil, a ferramenta foi adaptada para atuar em um primeiro momento no varejo. “Existe um consenso de que o canal de comunicação deve ser o WhatsApp. Não é mais o app da varejista. Ninguém mais olha push notification e ninguém mais tem paciência para navegar num site com 400 mil produtos para descobrir o que quer. Mas a comunicação com as empresas é totalmente fragmentada. Hoje, você sai de uma loja e recebe um bônus no SMS, depois clica e vai para o site. No dia seguinte, recebe um e-mail com uma promoção com uma linguagem totalmente diferente dos outros canais e o cliente não sabe para quem responder”, exemplifica o CEO.
A Vox Me quer fugir da fragmentação da conversa e concentrar a comunicação com o cliente no app de mensageria. Para isso, criou uma experiência que não precisa sair do WhatsApp. Está tudo lá, cashback, campanhas, informação e compras. O atendimento é imediato e personalizado com a assistente inteligente. “Sei quem é o cliente, conheço seus hábitos de consumo, respondo de maneira imediata e não preciso transferir para um atendente. E inicio a conversa com aquilo que o consumidor deseja saber”, garante o executivo.
No Brasil, a empresa fez um assistente conversacional para o São Paulo Golf Cup, um concierge do evento com informações básicas como horários das partidas, perfis dos jogadores, estacionamento e todo o canal de relacionamento.
Atualmente, desenvolve uma solução de automação que ajuda o serviço do técnico em campo. A ferramenta tira dúvidas de conserto do equipamento, permite tirar fotos do equipamento e, com isso, pode ler a série do aparelho. E a integração com o backend ajuda a encontrar manuais. A solução oferece todos os manuais e a comunicação sobre o que deve ser feito é enviada automaticamente para o técnico com todo o histórico de treinamento que ele teve.
Mais recentemente, a Vox Me lançou um serviço de provador virtual. A pessoa tira uma foto da roupa e o assistente recomenda acessórios e produtos que combinem com aquele look, como bolsas e sapatos. A ferramenta “veste” o sapato na foto, por exemplo, e finaliza a compra ali mesmo.
Esta solução também está sendo adaptada para uma ótica em que o cliente poderá experimentar os óculos via WhatsApp.
“A gente diz que é o seu melhor vendedor disponível 24 horas”, brinca Musa.
Modelo de Negócio
A Vox Me opera com um modelo de negócios baseado em SaaS. A solução inclui taxa de integração com os sistemas dos clientes, manutenção contínua da plataforma e um success fee atrelado às transações comerciais realizadas por meio da assistente virtual.
Segundo a companhia, o uso da ferramenta tem gerado resultados expressivos para o setor varejista: clientes já registraram aumento de 6% a 7% no faturamento, com impacto ainda mais significativo nas vendas influenciadas pela plataforma, que chegaram a crescer entre 30% e 35%.
Atualmente, a Vox Me está presente em cerca de 600 pontos de vendas no Brasil e passa por um processo de expansão, com mais de 10 clientes em fase de implementação.
Em breve, a empresa planeja iniciar sua internacionalização, com foco em mercados com alta penetração do WhatsApp. Um dos principais diferenciais da Vox Me, segundo Musa, é a capacidade de integração com sistemas legados, o que permite recomendar produtos e concluir o ciclo de vendas de forma automatizada e eficiente.