Em quase dois anos de atividade, desde que foi lançado em setembro de 2019, o chatbot da Brasilprev no WhatsApp atendeu a cerca de 250 mil usuários únicos e acumula 448 mil acessos e 11 milhões de mensagens trocadas. Sua retenção é de 90%, ou seja, nove em cada dez usuários conseguem resolver sua demanda com o atendimento automatizado, sem transbordo para atendente humano. O tempo médio de cada sessão com o chatbot é de 3 minutos e meio.

O bot da Brasilprev utiliza o Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM, como motor de processamento de linguagem natural. Atualmente, o robô consegue realizar tarefas como resgate, diversificação de fundos, aporte extra, emissão de informe de rendimentos, consulta de extrato e saldo, dentre outras, e está continuamente expandindo a lista.

Como boa parte da base dos clientes da Brasilprev são pessoas acima de 60 anos, muitas delas com pouca familiaridade em plataformas digitais, a companhia criou uma websérie no YouTube para ajudá-los neste processo.