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Ilustração: Cecília Marins

O WhatsApp Business (Android, iOS), versão gratuita do aplicativo de mensageria voltada para pequenas e médias empresas, vai ganhar uma versão premium paga com lançamento mundial previsto para o último trimestre deste ano. A novidade foi adiantada pelo jornal O Globo nesta terça-feira, 30, e confirmada por Mobile Time junto a fontes do app de mensageria.

Na versão premium, o limite de vendedores que podem trabalhar com um mesmo número telefônico subirá de quatro para dez. E haverá funcionalidades novas, como a possibilidade de customizar a URL da conta da empresa no WhatsApp, com um link curto personalizado, o que facilitará a divulgação para o público, no lugar do número telefônico.

Ao contrário da API usada por grandes empresas, cuja utilização é cobrada por sessão de conversa iniciada, pelo uso do WhatsApp Business premium será cobrada uma assinatura. Seu preço, contudo, ainda não foi definido.

Hoje, o WhatsApp Business é utilizado por cerca de 5 milhões de empresas no Brasil. E o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones nacionais, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.