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O que aconteceria se o WhatsApp decidisse lançar uma versão premium paga, como fez o Telegram em junho deste ano? Será que seus usuários estariam dispostos a assinar esse serviço? A nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel fez a seguinte pergunta para os usuários do aplicativo no Brasil: “Se o WhatsApp lançasse uma versão “premium”, com funcionalidades exclusivas e melhor performance, você assinaria?” 

57% dos usuários do app responderam que não, mas 43% estariam dispostos a pagar pelo serviço, dependendo do preço. 24% pagariam até R$ 5/mês; 12%, até R$ 10/mês; 5%, até R$ 20/mês; e 2%, até R$ 50/mês. Para efeito de comparação, o Telegram Premium cobra R$ 23,99 por mês e teve a adesão até agora de 5% da sua base no Brasil, de acordo com a pesquisa.

Recentemente foi divulgado que será lançada uma versão premium do WhatsApp Business para pequenas e médias empresas. Até o momento não há planos de desenvolvimento de uma versão paga para o usuário final.

Imagem: Reprodução da pesquisa

Presença em 99% dos smartphones

A pesquisa confirmou mais uma vez que o WhatsApp mantém-se firme como o aplicativo de mensageria móvel mais popular do Brasil, presente em 99% dos smartphones nacionais, ou 99,2%, para ser exato. Sua frequência de uso ainda aumentou: em seis meses, subiu de 85% para 88% a proporção de seus usuários que abrem o app todo dia. No mesmo intervalo, entre fevereiro e agosto deste ano, houve também um aumento nas proporções de usuários que trocam vídeos (passou de 73% para 77%) e que trocam mensagens de áudio (subiu de 83% para 86%).

Foram entrevistados entre os dias 13 e 27 de julho 2.073 brasileiros com mais de 16 anos que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica deste grupo. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado em português e inglês neste link. Esta edição da pesquisa é um oferecimento da Infobip.