Os produtos de Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial da Bosch no Brasil já renderam aproximadamente 3 milhões de euros de receita desde a criação da área, em três anos. A informação foi confirmada ao Mobile Time pelo head de IoT e inovação digital na Bosch, Jefferson Simoni, nesta segunda-feira, 30, durante sua participação no III Congresso de Data Science e Inteligência Artificial, em São Paulo, evento organizado pela I2AI. Conhecida como empresa de automação industrial e de soluções para o setor automobilístico, a Bosch está mudando de foco para atuar em IoT e IA. Tanto que a companhia alemã tem soluções disponíveis em mineração e agropecuária em uso no Brasil.

O executivo explicou que a área da Bosch tem sete pessoas dedicadas à IA no Brasil, cinco pessoas dedicadas à IoT, além do apoio da área de novos negócios e uma startup interna que tem parceria com a Universidade de Berkley para validação de produtos e serviços.

Serviços e modelo de negócios

Uma dessas soluções é o reconhecimento de peso de gado, feito com um dispositivo conectado na orelha do animal e um algoritmo capaz de analisar (com 97% de acerto) o peso do animal, durante o trajeto que ele faz para se alimentar. Outra solução é para tratores que plantam sementes (sementeira) que, por meio de sensor, colocam a semente na terra com precisão. Também há uma solução para modelos preditivos e de fase de manutenção para mineradoras.

Nessas tecnologias ofertadas, a Bosch trabalha com um modelo de negócio de SaaS, ou seja, não cobra pelos equipamentos, mas pelo serviço utilizado. Contudo, a empresa pode cobrar o preço de sensores e equipamentos, caso o cliente prefira comprar diretamente com eles.

“Em alguns casos, a inovação é adjacente. Por exemplo, o nosso cliente tem o equipamento, mas quer colocar a inteligência artificial ou IoT no hardware. Em outros casos, eles não têm o equipamento e eu cobro por essas soluções”, disse Simoni. “Hoje, a tecnologia é imprescindível, mas o modelo de negócios é fundamental para manter-se vivo”.

Conectividade

O head de IoT e inovação digital na Bosch explicou que utiliza redes LoRA para os modelos de IoT em agricultura, agropecuária e mineração. Para o futuro, ele acredita que o 5G combinado com redes de NB-IoT devem agregar para o avanço de soluções, em especial pelo fluxo de dados que trafegam em soluções de IoT.