O Nubank (Android, iOS) solicitou licença bancária nacional junto ao Escritório do Controlador da Moeda (do inglês Office of the Comptroller of the Currency — OCC) dos Estados Unidos para poder atuar no país.
De acordo com David Vélez, CEO do banco digital, a ideia é entender melhor os clientes estabelecidos nos EUA e, futuramente, conectar o banco com pessoas com necessidades financeiras em comum e que poderiam se beneficiar do Nubank e seus produtos e serviços.
No comunicado à imprensa, Vélez afirmou que a iniciativa está alinhada a futuras oportunidades internacionais, mas que, no momento, o Nubank está preocupado em expandir nos mercados onde atua – ou seja, Brasil, Colômbia e México.
A licença nos EUA permitirá que o banco possa oferecer contas de depósito, cartão de crédito, empréstimos e custódia de ativos digitais no país.
Cristina Junqueira, cofundadora e CGO (Chief Growth Officer) da Nu Holdings, será a CEO da nova operação nos Estados Unidos, que será subsidiária da Nu Holdings.
Conselho do Nubank nos EUA
O Conselho de Administração da operação nos Estados Unidos será composto por:
– Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central do Brasil atuará como presidente do conselho;
– Cristina Junqueira;
– Youssef Lahrech, ex-presidente e COO do Nu e atual observador do Comitê de Auditoria e Risco do Nu;
– Brian Brooks, ex-Comptroller of the Currency interino e atualmente presidente do conselho e CEO da Meridian Capital Group;
– Kelley Morrell, ex-executiva do Departamento do Tesouro dos EUA, atualmente fundadora e sócia-gestora da Highline Capital Management.