A Nvidia comunicou a abertura do código-fonte do Aerial, software com inteligência artificial voltado para a conexão sem fio para 5G e 6G. Segundo a empresa, a decisão tem como intuito acelerar o desenvolvimento do setor, diminuindo o período de desenvolvimento de produtos de meses ou anos para horas.
O Aerial ficará disponibilizado em diferentes plataformas da Nvidia — como DGX Spark, Sionna Research Kit e Aerial Test Bed — e no GitHub — sob a licença do Apache 2.0 —, a partir de dezembro. Em março de 2026, está previsto o lançamento do código aberto do Aerial Omniverse Digital Twin (AODT), que terá recursos como:
- Conversão de Phyton em CUDA de alto desempenho nas plataformas de computador da Nvidia Aerial RAN;
- Modelos neurais por IA;
- Estrutura dApp;
- Pipelines personalizáveis com módulos.
A abertura do código-fonte acontece um dia após a big tech anunciar um investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,38 bilhões) na Nokia. O valor deverá ser destinado para a fabricante avançar no desenvolvimento de processadores de redes para o “superciclo de IA” e na criação de chips para RAN de redes 5G e 6G.

